Prefeitura Municipal informa o segundo período de defeso do caranguejo

A Prefeitura Municipal de Tracuateua, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa que, o SEGUNDO PERÍODO de defeso do caranguejo, época em que o animal se reproduz, inicia hoje, sexta-feira (29). Restam três períodos onde a captura do animal fica proibida (conforme a imagem abaixo).
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, senhor Whygo Andrade, informou que a SEMMA TRACUATEUA, RESEX E ICMbio continuarão atuando com fiscalizações, na feira livre e Barreiras de Fiscalização em pontos estratégicos de forma inopinada.
O período reprodutivo, popularmente chamado como “andada”, é quando os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal, para acasalamento e liberação de ovos. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou no diário oficial da união a instrução normativa que proíbe a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, a comercialização de qualquer indivíduo da espécie Ucides cordatus, conhecido como caranguejo-uçá.
Adm.: Zezinho Costa e Benedito Patola
Secretaria Municipal de Meio Ambiente